DÚVIDAS

Alexsandra Beber esclarece algumas das dúvidas mais comuns.
Coordenadora e Personal Trainer.

Musculação emagrece?
O objetivo da musculação é de fortalecer e tonificar os músculos. Muitas pessoas desejam emagrecer e focam em um programa de treinamento com pesos. Uma das principais consequências é o desenvolvimento de massa muscular e o aumento do metabolismo basal - que é responsável pelas funções vitais do nosso corpo, como respiração e batimento cardíaco. O metabolismo basal usa como fonte de energia a gordura corporal. Com o tempo de prática de musculação ela será diminuída. Portanto, há o aumento do peso magro e diminuição do peso gordo. Achar que somente exercícios aeróbios é a solução para emagrecimento é totalmente equivocado. Os exercícios aeróbios consomem calorias durante a atividade e a musculação continua consumindo durante e após horas o término dos exercícios. O ideal é conciliar atividade aeróbia com a musculação, respeitando sua individualidade biológica e seu objetivo.

Quantos dias por semana é ideal para fazer exercício?
Com a correria do dia a dia, muitas vezes não sobra tempo para dedicar à malhação. Lembrando que a semana tem sete dias, o ideal seria você se dedicar pelo menos de quatro a cinco vezes por semana. O importante é respeitar o seu corpo e o tempo da recuperação pós-exercício. Se está começando, vá devagar. Inicie com três vezes por semana. Na musculação, se o objetivo for hipertrofia, deve-se malhar seis vezes por semana. Por outro lado, quem pratica exercícios - como corrida, caminhada e bike -, o ideal é praticar três ou quatro vezes por semana. Mas se o seu tempo é curto devido ao trabalho ou estudos, o importante é manter o ritmo. Portanto, nada de faltar à academia! Além disso, treine com metas e foco no objetivo que quer alcançar.

Suar emagrece?
Quando você sua durante a atividade física seu corpo perde água e sais minerais. Como nosso corpo é formado por um pouco mais de 70% de água, você emagrece momentaneamente. Porém, nos primeiros copos de água ingeridos após a atividade aeróbia, o corpo irá recuperar o peso. Por isso, evite fazer exercício sob o sol forte ou envolvendo o corpo em plásticos com o objetivo de transpirar mais. Suar não emagrece. O emagrecimento só acontece quando o seu organismo consome menos calorias do que gasta.

Qual perigo de realizar atividade física em jejum?
Exercício físico em jejum pode engordar. Diversos estudos vêm mostrando que a realização de exercícios em jejum não é eficiente pois, diante da escassez de alimentos, o corpo pode entrar em estado de racionamento, diminuindo o gasto energético. Quem faz atividade física em jejum corre o risco de entrar em estado de hipoglicemia e, como conseqüência, poderá ter desmaios, sentir fraqueza e dores de cabeça.

Exercícios abdominais eliminam barriga?
A principal função desses exercícios é de fortalecer a musculatura do abdômen. E isso é fundamental para manutenção de uma boa postura, protegendo a coluna. Os exercícios abdominais ajudam na perda de gordura, pois ocorre gasto energético. O ideal é conciliar os exercícios abdominais com os exercícios aeróbios, como: aulas de corrida, bike, step, muay thai e jump.

Grávidas podem fazer exercício?
Se as futuras mamães já foram adeptas às atividades, não há problema, desde que o treinamento seja moderado, monitorado e acompanhado por um profissional de educação física, e com o consentimento do médico. É preciso observar permanentemente os batimentos cardíacos para mantê-los controlados. Mulheres que nunca praticam atividades não devem iniciar essa atividade durante a gravidez.

Alongamento é importante?
Está comprovado cientificamente que o alongamento é sempre importante. Antes, ou depois da atividade física. Antes, para preparar a musculatura para o treinamento, aumentando a extensibilidade dos tecidos e mobilidade articular. Depois, para relaxar a musculatura, evitar possíveis lesões e auxiliar na lubrificação articular. Vale lembrar que antes de começar o exercício físico é muito importante aquecer pelo menos dez minutos na esteira, transport ou bike.

Qual o melhor período para realizar atividade física?
O melhor horário é o seu. Há quem observe melhor rendimento à noite, outros preferem de manhã cedo. Mas o horário ideal é sempre aquele que você tem disponibilidade. O importante, claro, é não ficar sem fazer atividade física. Entretanto, alguns cientistas afirmam qe a função pulmonar atinge o pico no fim de tarde. Portanto esse seria o melhor período para atingir uma atuação mais eficiente.