Sessões de exercícios


Você obtém o mesmo benefício de um exercício de 30 minutos por dia, se o exercício for dividido em sessões menores — por exemplo, três sessões de 10 minutos? De acordo com os estudos mais recentes, fazer várias sessões curtas de exercício geralmente oferecem os mesmos benefícios de saúde que uma quantidade de exercícios ininterruptos, mas os exercícios mais curtos são os mais recomendados.

Para um estudo apresentado em maio no American College of Sports Medicine, por exemplo, pesquisadores da Capital University of Physical Education and Sports, em Pequim, amarram pequenos sensores nos tornozelos de um grupo de homens saudáveis. Os monitores mediram mudanças no fluxo sanguíneo, proporcionando uma medida indireta da rigidez arterial. Quanto menor a rigidez, mais saudável. Então cada homem, em dias alternados, tiveram que andar de bicicleta e depois descansar em silêncio, por meia hora. Alguns andaram por 30 minutos ininterruptos, enquanto outros montaram duas sessões de 15 minutos cada, com 20 minutos de descanso entre elas.

Após a sessão de 30 minutos e as duas sessões de 15 minutos, as artérias dos homens eram mais maleáveis ​​do que quando descansados. Mas os benefícios arteriais não duraram muito tempo e depois do treino de 30 minutos, dissiparam-se em 40 minutos quando as medições finais foram analisadas. Mas não foi assim com as sessões mais curtas, pois, após os exercícios, as artérias dos homens manteve flexibilidade mesmo depois de 40 minutos. 

Da mesma forma, quando os pesquisadores examinaram o exercício e o controle da pressão arterial em um estudo de 2012 , eles descobriram que uma caminhada de 30 minutos melhorou as leituras de pressão arterial por 24 horas entre os adultos com hipertensão. Três caminhadas de 10 minutos, espaçadas ao longo do dia, melhoraram a pressão sanguínea geral com a mesma eficácia, mas ao contrário da única sessão, obteve variações e picos da pressão sanguínea.

Em outro estudo apresentado na reunião da medicina esportiva, pesquisadores de Taiwan informaram que oito semanas de corrida em esteiras melhorou significativamente a resistência dos estudantes universitários locais, e os benefícios foram quase idênticos, não variando muito se os voluntários corressem por 30 minutos ou por três sessões de 10 minutos no mesmo dia. Então, como podem ver nestes três estudos apresentados, ainda não está claro para os pesquisadores quais são exatamente os benefícios nos dois casos, porém sabe-se que nos dois modos, a melhora do condicionamento virá.

“Nós não sabemos”, diz Glenn Gaesser, professor da Arizona State University, que liderou o estudo sobre a pressão arterial. “Mas já, – continua ele – com base no conhecimento científico disponível, podemos dizer às pessoas que acham que 30 minutos de exercícios ocupa muito tempo, basta fazer 10 minutos de exercícios por 3 vezes ao dia – uma meta que, para quase todos nós, é possível.”

Matéria sugerida pelo professor Fabiano Lins.
Referência: Ask Well — 3 Short Workouts or 1 Long One?

Compartilhe esta notícia